Devido a Covid-19 as entregas podem sofrer atrasos
Felline Cerâmica | Peças Feitas à Mão para Café, Mesa e Cozinha

Peças feitas à mão em cerâmica da Felline Cerâmica

 

Sempre nos perguntam sobre o tempo que levamos para elaborar uma peça cerâmica. Vamos tentar explicar de maneira simplificada:

Nosso processo de criação e finalização de uma peça cerâmica é extremamente lento e pode levar de 20 a 30 dias. Em primeiro lugar, na fase bruta, a peça seca parcialmente durante a noite antes de ser finalizada. Logo após é deixada protegida para secar definitivamente e dependendo do clima, pode levar dias ou até semanas. Se secar de forma rápida, pode empenar, rachar entre outros problemas.

Depois que a peça seca é colocada em um forno alcançando a 950 ºC. Esta primeira fase de queima é chamada de “biscoito” e é feita para tornar a peça mais resistente e altamente absorvente, permitindo a colocação do esmalte. Depois de esfriar a peça é lixada e esmaltada e deixada novamente durante a noite para secar. 

Após esta etapa, ela é mais uma vez refilada e queimada no forno até atingir a 1190 ºC. Esta temperatura é suficiente para derreter a mistura de esmalte e dar um acabamento final vítreo, conferindo a peça impermeabilidade, dureza e resistência. Em média, em cada fase, são 10 a 14 horas de queima e 20 horas de resfriamento do forno.

As argilas e os esmaltes que usamos são formulados e desenvolvidos em nosso próprio ateliê.  Utilizamos tornos, placas ou estruturas de madeira e gesso de forma totalmente artesanal.

Como nossa cerâmica é feita em processo manual, você poderá encontrar pequenas imperfeições e marcas deixadas pelo processo de fabricação. Estes contribuem para a singularidade e a beleza das formas e faz parte do caráter de cada peça. Todas as peças produzidas são dispostas em pequenos lotes. 

A água usada na criação das peças e na lavagem dos materiais é decantada para que seja reaproveitada. Os resíduos de argila da produção são reciclados e novamente utilizados.

Fique a vontade para nos fazer perguntas sobre o nosso processo.