Devido a Covid-19 as entregas podem sofrer atrasos
Felline Cerâmica | Peças Feitas à Mão para Café, Mesa e Cozinha

Fazendo um café coado com coador da Felline Cerâmica

 

Como preparar um bom café com o Coador de Café em Cerâmica Felline?

O café coado é um dos métodos preferidos da maioria das pessoas por resultar em uma bebida harmônica e simples de fazer em casa, mas é preciso estar atento a alguns detalhes. 

O café

Não existe certo ou errado na hora de preparar um café. Há quem prefira café forte, há quem goste do café mais fraco, mas a escolha de um café de qualidade é fundamental. 

Café com torras médias e claras costumam resultar em cafés mais suaves e com delicada acidez. Os cafés com torra mais intensa tende a esconder a má qualidade da bebida.

Você pode usar um bom café moído, fechado a vácuo, mas o ideal é moer o café no momento de preparar a bebida. Com moagem média, que é a mais recomendada para filtros de pano e papel.  

Se possível, pese a porção de café que irá usar, ou use a nossa Colher Medidora para repetir e ir aperfeiçoando sua receita. 

Para quem ainda não descobriu a própria medida indicamos a proporção de 1 para 10, ou seja 10 gramas de café para 100 mililitros de água.

A água

Evite usar água da torneira com cloro. 

Aqueça um volume de água filtrada e NÃO a deixe ferver. A temperatura ideal é em torno dos 92°C ou 96°C, no aparecimento das primeiras bolhas. 

Usar a água no momento de ebulição (100°C) poderá queimar o pó do café, deixando-o mais amargo e prejudicando a qualidade da extração. 

Dica: se a água ferver, aproveite para escaldar o filtro já colocado no coador, sem o pó. Isso ajuda a retirar algum resíduo e elimina o gosto indesejável que possa passar para o café. 

Também preaquece o coador de café e o recipiente que você estiver usando para receber o café que será coado. Não esqueça de remover esta água. 

Quando este processo terminar, próximo de 1 minuto, sua água que foi fervida deverá estar em torno de 96ºC, pronta para uso. 

O processo

Coloque um pouco de água e umedeça o pó, espere de 20 a 30 segundos para hidratar. 

Logo após, coloque a água devagar em movimento circular até próximo de completar o volume. Coloque mais água a gosto.

A filtragem ideal total é em torno de 3 a 4 minutos, dependendo da moagem ou filtro utilizado (pano ou papel). 

Dica: nunca coe o café até o fim. Aquele finalzinho de água é a parte mais amarga no processo de filtragem.